Ética, Respeito e Relações de Poder

É preciso muito cuidado quando se fala em necessidade de respeito, de ética, de liberdade e de limites. Como se delimitar o que é respeito para um e para outro? Qual a liberdade que cada um é permitido de exercer a outrem? Qual o limite de cada um? Como agir com respeito com pessoas com valores e concepções diferentes?

Percebe-se que há um distanciamento entre respeitar e a necessidade de ser respeitado, pois são duas instâncias diferentes, ou seja, eu posso tratar pessoas de maneira que é respeitosa para mim, porém pode ser que essa minha maneira não seja a mesma que as pessoas com quem estou lidando aprenderam ser respeitosa. Um ato que para mim é de respeito pode ser interpretado como desrespeito.

Ética e respeito são, então, temas relativos – que possuem diferentes maneiras de se interpretar e de se relacionar por diferentes pessoas – diferenciam-se de acordo com o conteúdo cultural e subjetivo de cada sujeito. O que então diferencia uma relação de respeito para uma relação de desrespeito? Como ter o conhecimento prévio do que é respeito para cada pessoa para se agir respeitosamente? Como delimitar o que é respeito para mim a cada pessoa antes mesmo que ela me desrespeite?

As questões levam a difíceis respostas, principalmente por se tratarem de relações tão sutis, pequenas, complexas e difíceis de serem descritas, que muitas vezes não são dialogadas e sim delimitadas pelo exercício do poder. Muitas vezes o desrespeito acontece num olhar repressivo, numa punição, numa manutenção de uma tradição limitadora. Agora parece que o respeito está muito ligado à maneira em que se estabelecem e realizam as relações, os jogos de poder, a democracia, os espaços de cada um, o uso da autoridade, a repressão, etc.

A democracia é nos ensinada como justa mas, enquanto a maioria elege um candidato, as minorias têm de suportá-lo, e isso é justo? O que é justo então, a declaração universal dos direitos humanos? o cristianismo? o george bush? o pt? o anarquismo? o existencialismo? a psicanálise?

Nesse caso não encontro solução, definição se define então, sem definição.

Bruno Carrasco, março de 2008.

0 comentarios:

Postar um comentário

Sobre as citações

As citações expostas nesta página têm por único objetivo promover e difundir valores culturais e conhecimento, muitas pessoas não teriam acesso de outra maneira a este tesouro cultural pertencente a toda humanidade. De nenhuma maneira se pretende obter algum benefício financeiros por meio disto, e se algum autor ou compositor, representante legal ou contenedor de direitos considera que a exposição de algum material em particular afeta seus direitos de autor, peço que comunique a fim de proceder a remover qualquer link, obrigado.

Facebook