Arte, existência e história

Arte em rocha, África do Sul
A criação de arte está intimamente ligada a produção e representação da existência, de acordo com o tempo e espaço. Cada povo, em sua região e seu momento histórico, representa em sua arte suas formas de vida, sua cultura e suas visões de mundo. Os antigos pintavam nas cavernas a representação de suas relações com os seres, os animais e a natureza, bem como suas ações de caça e pesca.

A arte rupestre é compreendida como o amplo conjunto de desenhos, pinturas e inscrições realizadas pelo homem pré-histórico, este tipo de manifestação artística foi encontrado no interior de cavernas e em superfícies rochosas marcadas pela presença humana.


Partenon, Grécia Antiga
Na Grécia Antiga, com o surgimento da pólis, a vida em comunidade e o início do pensamento filosófico, a arte representava a beleza, com grandes construções arquitetônicas como templos, teatros, ginásios, estátuas e praças. As obras se destacavam por sua relação proporcional exata e por representar a mitologia grega. No período da Idade Média, a arte no ocidente passou a valorizar o espírito e o sagrado, com a ideia de que Deus era o centro do universo, a arte foi caracterizada pelo uso de abóbadas (construção em arcos) e grandes torres para demonstrar o poder do sagrado sobre as pessoas.


Botticelli, 1485
Com a reforma protestante, a Igreja deixa de ser vista como o principal foco, por volta de 1300 a 1650 ocorre um período de mudanças nas artes, ciência e literatura. Chamado de Renascimento, este período valoriza muito mais o homem e a natureza, em oposição ao divino e espiritual, neste momento, há um retorno as artes greco-romanas como referência. A arte é caracterizada pela racionalidade, rigidez, perfeição, simplicidade, uso de contraste, foco nos homens e no corpo humano e na tentativa de representar as coisas tal como são vistas na realidade.


Eugène Delacroix, 1827
O período entre o final do século XVIII e o século XIX foi marcado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais, tais como a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Romantismo, foi chamado o período onde os artistas procuraram se libertar das tradições acadêmicas, defendendo a livre expressão da personalidade artística, tendo por características principais a valorização dos sentimentos e da imaginação, o nacionalismo, dramaticidade, fatos reais e história de vida das pessoas e a expressão da natureza revelando emoções humanas.


Jean-Michel Basquiat, 1981
Por conta de uma época de muitas mudanças sociais, políticas, nas primeiras décadas do século XX surgiram uma série de movimentos estéticos renovadores, correntes que já tinham sido iniciadas por artistas impressionistas e pós-românticos, e que se desenvolveram e caminharam para uma série de novas formas de se conceber e fazer arte. Numa sociedade em constantes mudanças, a arte acaba sendo um reflexo de diferentes modos de vida e estruturas, na música surgiram movimentos como o Realismo, Futurismo, Dodecafonismo, Serialismo, Concretismo, Dadaísmo, entre outros.


Hoje ainda é difícil descrever as tantas formas de arte possíveis que caminham constantemente para a expansão, inclusive por conta do desenvolvimento da tecnologia, mas fazendo este breve apanhado da arte no ocidente é possível perceber como a arte esteve e continua sempre presente na representação e na produção dos modos de vida. A arte possibilita a compreensão mais ampla sobre a vida, se percebendo o que estamos vivendo, e para onde possivelmente estamos indo, e este papel de criar e repensar está intimamente a invenção da existência do ser humano no mundo, ser este que está - tal como a arte - livre para se criar e se recriar como e quantas vezes for necessário.


Bruno Carrasco, outubro de 2013.

0 comentarios:

Postar um comentário

Sobre as citações

As citações expostas nesta página têm por único objetivo promover e difundir valores culturais e conhecimento, muitas pessoas não teriam acesso de outra maneira a este tesouro cultural pertencente a toda humanidade. De nenhuma maneira se pretende obter algum benefício financeiros por meio disto, e se algum autor ou compositor, representante legal ou contenedor de direitos considera que a exposição de algum material em particular afeta seus direitos de autor, peço que comunique a fim de proceder a remover qualquer link, obrigado.

Facebook