Discurso dos Estudantes (Educação Proibida)

A educação hoje é proibida. Muito pouco do que acontece nas escolas é realmente importante. E as coisas que importam não são registradas em nenhum livro ou pasta.

Como encontramos com a vida? Como lidar com as dificuldades? Nós não sabemos, não nos foi ensinado. Eles falam muito de educação, progresso, democracia, liberdade, um mundo melhor ... mas nada disso acontece na sala de aula.

Nos ensinam a distanciar uns dos outros e a competir por coisas que não tem valor. Pais e professores não nos escutam. Nunca nos perguntam qual a nossa opinião. Eles não têm ideia o que sentimos, o que pensamos, ou do que queremos fazer.

Como pode a escola ser um lugar tão odiado para muitas crianças? Não seria maravilhoso se nós pudéssemos escolher os dias para ir à escola? Que seja uma escolha nossa, não dos nossos pais. Que a escola seja um lugar bonito para apreciar e brincar, com liberdade de escolher o que aprender e como aprender.

Ensinamos que as coisas podem ser diferentes. Esse é o exemplo que nos devem dar. Suas expectativas são suas, não nossa. E enquanto continuar deste modo, vamos continuar falhando.

Por tudo isso, dizemos BASTA. Basta de decidir por nós, basta de nos qualificar, basta de nos impor. Nem a ciência, nem exames ou títulos nos definem. Vamos decidir o que queremos ser, fazer, sentir ou pensar.

Acreditamos que a educação está proibida.
Não por causa das famílias.
Não por causa das crianças.
Não por causa dos professores.
Todos proibimos a educação.

Cada vez que escolhemos para olhar para outro lado, em vez de ouvir.
Cada vez que escolhemos por deixar tudo na mesma, em vez de tentar algo novo.
Cada vez que escolhemos uma meta, ao invés do caminho.
Cada vez que escolhemos nos acomodar, em vez de ficar de pé.
Seja professor ... Seja aluno ... Seja pai ... Seja quem for. Nos ajude!

A educação tem que seguir em frente. Tem a crescer. Tem que mudar!



Discurso de los Estudiantes

"Hoy en día la educación está prohibida. Muy poco de lo que pasa en nuestra escuela es verdaderamente importante. Y las cosas que importan no se anotan en ningún cuaderno ni en ninguna carpeta.

¿Cómo encontrarnos con la vida? ¿Cómo enfrentarnos a las dificultades? No lo sabemos, no nos lo enseñaron. Hablan mucho de educación, progreso, democracia, libertad, un mundo mejor...pero nada de eso pasa en el aula.

Nos enseñan a estar lejos unos de otros y a competir por cosas que no tienen valor. Padres y maestros no nos escuchan. No nos preguntan nunca qué opinamos. No tienen idea de qué sentimos, qué pensamos, o qué queremos hacer.

¿Cómo puede ser que la escuela sea un lugar odioso para tantos chicos? ¿No sería maravilloso que podamos elegir día a día ir a la escuela? Que sea elección nuestra, no de nuestros padres. Que la escuela sea un lugar hermoso, donde disfrutar, donde jugar, donde ser libres, donde elegir qué aprender y cómo aprenderlo.

Enséñennos que las cosas pueden ser distintas. Ése es el ejemplo que nos tienen que dar. Sus expectativas son suyas, no son nuestras. Y mientras las sigan teniendo, vamos a seguir fallando.

Por todo esto, decimos BASTA. Basta de decidir por nosotros, basta de calificarnos, basta de imponernos. Ni las ciencias, ni los exámenes, ni los títulos nos definen. Nosotros vamos a decidir qué queremos ser, hacer, sentir o pensar.

Creemos que la educación está prohibida.
No por culpa de las familias.
No por culpa de los chicos.
No por culpa de los docentes.
La educación la prohibimos TODOS.

Cada vez que elegimos mirar para otro lado, en lugar de escuchar.
Cada vez que elegimos dejar todo igual, en lugar de probar algo nuevo.
Cada vez que elegimos la meta, en lugar del trayecto.
Cada vez que elegimos acomodarnos, en lugar de ponernos de pie.
Seas docente...Seas alumno...Seas padre...Seas quien seas. Ayudanos.

La educación tiene que avanzar. Tiene que crecer. ¡Tiene que cambiar!"


La Educación Completa - Película Completa en HD:

Copyleft 2012- La cultura se protege compartiéndola.
Se permite y alienta la copia, modificación, adaptación, traducción y exhibición pública de este material, siempre que no existan fines de lucro y se mantengan estas condiciones.

1 comentarios:

brunabora disse...

Baixar o Documentário - A Educação Proibida - http://mcaf.ee/1gy9p

Postar um comentário

Sobre as citações

As citações expostas nesta página têm por único objetivo promover e difundir valores culturais e conhecimento, muitas pessoas não teriam acesso de outra maneira a este tesouro cultural pertencente a toda humanidade. De nenhuma maneira se pretende obter algum benefício financeiros por meio disto, e se algum autor ou compositor, representante legal ou contenedor de direitos considera que a exposição de algum material em particular afeta seus direitos de autor, peço que comunique a fim de proceder a remover qualquer link, obrigado.

Facebook