Arteterapia e a liberdade de criação

A arte é uma possibilidade de expressão humana que está além da linguagem, permite que pessoas com dificuldade de comunicar seus sentimentos internos os expressem por outros meios, além disso, também possibilita a construção de algo concreto, o que muitas vezes revela abstrações e as aflições internas.

Reconhecendo que a arte através dos tempos têm sido mutável dependendo da cultura de cada local e das mudanças sofridas por cada agrupamento humano, percebe-se que não há apenas um modelo de arte a ser seguido, por termos diversas maneiras de expressão a arte é um campo muito amplo e livre para a criação, incentivando o trabalho do corpo e estimulando a criatividade.

A arteterapia permite transitar pelos caminhos da criação artística, onde o sentido de cada obra varia de acordo com a história de cada pessoa e das questões pela qual está passando no certo momento. Sua prática pode oferecer uma sensação de alívio, compreendendo elementos internos que podem estar bloqueando caminhos e equilibrando os afetos.

Uma boa observação do processo de criação de arte, dos materiais escolhidos e da maneira de trabalho nos permite perceber as questões emocionais envolvidas nos participantes. O trabalho do arteterapeuta auxilia na ampliação da percepção de si de as possibilidades de fluir de cada indivíduo, estimulando sua autonomia.

A arteterapia permite também resignificar as experiências internas por meio da criação livre, proporcionando um crescimento interior, permitindo que a arte se torne uma expansão de sua própria vida e estimulando asaúde criativa, superando dificuldades e barreiras para viver plenamente consigo mesmo e com os outros.

O caminho da arteterapia é o de encontro consigo mesmo, com abertura para expressão e mudança, onde o participante é livre para escolher e organizar a sua própria ação, o terapeuta é responsável a encorajar que cada um a se perceber e equilibrar seus sentimentos, proporcionando uma mudança de postura consigo mesmo e os outros, na possibilidade de admirar a vida por meio de uma obra.

Bruno Carrasco, junho de 2013.

0 comentarios:

Postar um comentário




Sobre as citações

As citações expostas nesta página têm por único objetivo promover e difundir valores culturais e conhecimento, muitas pessoas não teriam acesso de outra maneira a este tesouro cultural pertencente a toda humanidade. De nenhuma maneira se pretende obter algum benefício financeiros por meio disto, e se algum autor ou compositor, representante legal ou contenedor de direitos considera que a exposição de algum material em particular afeta seus direitos de autor, peço que comunique a fim de proceder a remover qualquer link, obrigado.

Facebook