Jean Piaget (1896-1980) construiu uma teoria para tratar de como se dá o processo de aprendizagem. Sua teoria é interacionista, pois relaciona o desenvolvimento biológico e o desenvolvimento social, sendo que um depende do outro para se desenvolver.
Conceitos de Piaget
Piaget estudou a maneira de como processamos as informações e como lidamos com elas em cada etapa do desenvolvimento cognitivo. Para Piaget, criamos esquemas para organizar o meio e é de nossa natureza adaptar-se, e esse processo ocorre através da desequilibração, adaptação e equilibração. Abaixo, há descrito cada um dos conceitos para tal processo:
- Esquema: são estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos organizam o meio intelectualmente;
- Adaptação: momento em que é colocada uma nova questão para o sujeito, gerando desequilíbrio, onde ele busca comportamentos para responder a questão e retornar ao equilíbrio. Esse processo se dá através da assimilação e da acomodação;
- Assimilação: consiste na tentativa de solucionar uma situação utilizando uma estrutura metal já formada, podendo associar uma nova informação a repertórios antigos;
- Acomodação: quando o sujeito procura novas maneiras de agir perante a uma nova situação, modificando assim as antigas estruturas - esquemas;
- Equilibração: é um processo de passagem de uma situação de desequilíbrio para uma situação de equilíbrio. Quando recebemos um novo esquema, desequilibramos nosso organismo até que ocorra o processo de acomodação, onde adaptamos nosso organismo a um novo esquema, retornando assim ao equilíbrio.
Estágios do Desenvolvimento Cognitivo
Em cada idade a criança desenvolve uma certa maneira de perceber, interpretar e responder o mundo.
1º Estágio - Sensório-Motor (0 à 2 anos)
• Os objetos só existem enquanto estão à vista;
• A criança aprende a diferenciar os objetos de seu corpo;
• Basicamente entende o mundo através dos sentidos e da ação motora.
2º Estágio - Pré-Operatório (2 à 6 anos)
• Pensamento egocêntrico;
• Os objetos são classificados por uma só característica;
• Inicia a manipulação de conceitos numéricos e de conservação.
3º Estágio - Operações Concretas (7 à 12 anos)
• Começa a pensar logicamente, tendo por base objetos concretos;
• Ainda não é capaz de abstrair;
4º Estágio - Operações Formais (12 anos para frente)
• Pensamento lógico-formal, abstração, generalização;
• Maturidade intelectual;
• Capacidade de pensar por deduções.
Escola Construtivista
A proposta de educação construtivista vai contra muitos modelos de educação em vigor. Ela dá a maior importância para que o descobrimento parta do aluno, e não que este receba de maneira passiva pelo professor. A aprendizagem é vista como um processo construído internamente, onde depende do nível de desenvolvimento do sujeito. Os conflitos cognitivos e a interação social são importantes e favorecem o desenvolvimento da aprendizagem.
Piaget descreveu a aprendizagem como um processo de construção do conhecimento através da interação com pessoas e objetos, de acordo com nossas possibilidades e interesses. Se observarmos a aprendizagem como não sendo um processo passivo, é preciso buscar meios de despertar o interesse dos alunos e dar a eles um papel mais ativo.
A criança é concebida como um ser dinâmico, que em todo momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas. Além disso, é participante do processo de aprendizagem, portanto a escola deve propor atividades desafiadoras às crianças que provoquem desequilíbrações e equilibrações sucessivas, propiciando para a criança a construção de seu conhecimento.
Numa escola construtivista há muitos brinquedos, jogos matemáticos, projetos de pesquisa, situações-problema para o aluno desenvolver, abertura para a escolha de temas dos alunos - bem como a realização de objetivos pedagógicos centrados no aluno, valorização do raciocínio utilizado - não somente se as respostas estão corretas, respeito às idéias dos alunos, valorização do diálogo e da cooperação entre os alunos.
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