O grito que deu o que falar!

O GRITO ROCK POUSO ALEGRE 2012 aconteceu na Praça João Pinheiro, dia 10 de março de 2012. Foi um evento aberto que lotou a praça com pessoas de todas as idades, no maior alto astral agregou as diferentes “tribos” culturais da cidade, tornando a praça um espaço multi-cultural com liberdade de expressão e diversidade artística. Entre as atrações, tiveram shows de rock e hiphop, graffiti, artesanato, varais de poesiadj'scampeonato de skate, exposição de fotografias, instalação de arte contemporânea, tenda de produtos culturais, conscientização ambientalmalabaresbeatbox, pirofagiacamisetas personalizadas, painel "deixe seu grito!", com espaço para a participação do público, entre outras atrações que surgiram na hora.

Tudo aconteceu no maior respeito e provou que Pouso Alegre é uma cidade com muitos artistas e uma diversa produção cultural, onde muitos deles estão dispostos a dialogar, fazer intercâmbio com artistas da região e produzir coletivamente. A organização do evento integrou grupos de produção artística e cultural da cidade, entre elas o Site Cultura de Pouso Alegre, o Núcleo Artenativo de Pesquisas em Arte, a Associação de Skate e Hip Hop, a Secretaria de Cultura e Turismo de Pouso Alegre, a Associação de Cultura e Artes José Antônio Lobo, o Foto Clube e o Núcleo Independente de Cinema, além de colaboradores independentes.

Contamos com as apresentações das bandas EncloseJaquetas Vermelhas, Projeto Consonância, Silence e Latropa de Pouso Alegre. Recebemos três bandas de fora, o Amplexos (Rio de Janeiro-RJ), Horror Deluxe (Taubaté-SP) e K2 (Poços de Caldas-MG). O grande intuito do evento foi proporcionar conexão e produção conjunta entre os diferentes artistas, grupos e produtores culturais da cidade e região, estimulando a cooperação e o senso de integração. No final do evento não tivemos nenhuma briga, discussão, acidente, todos se respeitaram e a praça estava limpa.


Com o apoio da rede Fora do Eixo, Fora do Eixo Minas e do Coletivo Corrente Cultural, o evento colocou Pouso Alegre na rota da circulação de artistas independentes do país. Além disso contamos também com uma equipe de colaboradores atuantes na arte e na produção cultural, o que possibilitou maior expansão, versatilidade e visibilidade.


Comentários de algumas pessoas que participaram do evento:

"Poesia Urbana, cultura geral. Todos debaixo do mesmo céu, dividindo o mesmo sorriso, curtindo com a geral. Uma festa de todos, com todos e para todos."
(Fabio Brandão | Fotógrafo)

"A cidade virando palco de ações interativas e participativas!"
(Rafael Huhn | Secretário de Cultura e Turismo de Pouso Alegre)

"Sem palavras galera! Ação massa demais em praça pública, gratuito, multicultural, transversal, animal!"
(Pedro Lumbriga | Coletivo Corrente Cultural - Poços de Caldas)

"Gente, muito obrigada por esse evento! Foi lindo, super astral! A energia foi realmente de sintonia e de paz! Sem discussão, sem briga, praça limpa, manifestações artísticas diversas em harmonia, respeito! Tudo reforça e indica o caminho promissor da união, do coletivo, da diversidade!"
(Gabriela Brandão | Arquiteta)

"Ainda se escuta os ecos de um grito que aconteceu esse sábado, reflexos de sons que nos deixaram muitas reflexões."
(Diego Moreira | Educador)

"Acredito q o coletivo é o único caminho...E esse grito mostrou exatamente isso para nós. Viva o coletivo!! Viva a arte!! Viva a vida!!! Evoé."
(Fernanda Tersi | Artista e Educadora)

"Amarramos a cultura de Pouso Alegre com o que a coletividade trouxe e conseguimos mostrar que somos capazes de amarrar muito mais no futuro! Conquistamos credibilidade, civilidade e paz! Parabéns a todos que confiaram no poder de arte!!!" 
(Adriane Bazzo | Artista Visual)

"Mais do que Grito, além do Rock, Pouso Alegre justifica o sorriso de sua gente através da atitude. A pluralidade cultural e refrescância artística são sentidas. Grandes cientistas."
(Rogerio Ucra | Músico da banda Horror Deluxe - Taubaté/SP)

"O resultado do Grito Rock Pouso Alegre está ligado a forma em que as formigas vivem. Um trabalho humilde mas de grande peso,cada folha carregada nas costas para a sobrevivência delas,é comparado ao esforço e colaboração de toda equipe."
(Edvam Silveira | Músico da banda Enclose)

"A urbanidade grita amplo um dia grito chega no campo."
(Maudy Freitas | Organizador de eventos de Rock)

"Foi com muita alegria que aconteceu nosso 1º Ago-Tago (dia da ação) junto com as comemorações do Grito do Rock 2012 em Pouso Alegre. Mais de 60 (sessenta) pessoas passaram por nossa barraca e se interessaram pela língua internacional esperanto, alguns até já conheciam, mas não sabiam que o esperanto estava tão ativo. Das 9 ás 18 horas os associados da Associação Zamenhof divulgaram o esperanto e participaram da festa que foi o Grito do Rock."
(Fábio Silva | Educador na Associação Zamenhof de Esperanto)

"Conseguimos atingir nosso objetivo de diversidade cultural no evento, onde várias tribos se uniram em prol do evento"
(Robson Carlos | Estudante e Músico)

"O Grito Rock acabou virando "Grito Rock Hip Hop", pois foi justamente essa a grande intenção - AGREGAR, com respeito a toda diversidade cultural existente em Pouso Alegre, temos mesmo é que valorizar a produção local e regional, pois aqui tem artistas de sobra, o que falta é fortalecer a arte que já se produz aqui!!"
(Bruno Carraso | Educador)


Fotos por: Eliana Torri, Soraya Rezende Olivieri, Wilson Hawks, Fábio Brandão, Magda Bast, Ju Sep, Tassio Lopes, Carolina Corrêa, Antônio Ananias, Liene Costa e Silva, Bruno Carrasco.

0 comentarios:

Postar um comentário




Sobre as citações

As citações expostas nesta página têm por único objetivo promover e difundir valores culturais e conhecimento, muitas pessoas não teriam acesso de outra maneira a este tesouro cultural pertencente a toda humanidade. De nenhuma maneira se pretende obter algum benefício financeiros por meio disto, e se algum autor ou compositor, representante legal ou contenedor de direitos considera que a exposição de algum material em particular afeta seus direitos de autor, peço que comunique a fim de proceder a remover qualquer link, obrigado.

Facebook