O GRITO ROCK POUSO ALEGRE 2012 aconteceu na Praça João Pinheiro, dia 10 de março de 2012. Foi um evento aberto que lotou a praça com pessoas de todas as idades, no maior alto astral agregou as diferentes “tribos” culturais da cidade, tornando a praça um espaço multi-cultural com liberdade de expressão e diversidade artística. Entre as atrações, tiveram shows de rock e hiphop, graffiti, artesanato, varais de poesia, dj's, campeonato de skate, exposição de fotografias, instalação de arte contemporânea, tenda de produtos culturais, conscientização ambiental, malabares, beatbox, pirofagia, camisetas personalizadas, painel "deixe seu grito!", com espaço para a participação do público, entre outras atrações que surgiram na hora.
Tudo aconteceu no maior respeito e provou que Pouso Alegre é uma cidade com muitos artistas e uma diversa produção cultural, onde muitos deles estão dispostos a dialogar, fazer intercâmbio com artistas da região e produzir coletivamente. A organização do evento integrou grupos de produção artística e cultural da cidade, entre elas o Site Cultura de Pouso Alegre, o Núcleo Artenativo de Pesquisas em Arte, a Associação de Skate e Hip Hop, a Secretaria de Cultura e Turismo de Pouso Alegre, a Associação de Cultura e Artes José Antônio Lobo, o Foto Clube e o Núcleo Independente de Cinema, além de colaboradores independentes.
Contamos com as apresentações das bandas Enclose, Jaquetas Vermelhas, Projeto Consonância, Silence e Latropa de Pouso Alegre. Recebemos três bandas de fora, o Amplexos (Rio de Janeiro-RJ), Horror Deluxe (Taubaté-SP) e K2 (Poços de Caldas-MG). O grande intuito do evento foi proporcionar conexão e produção conjunta entre os diferentes artistas, grupos e produtores culturais da cidade e região, estimulando a cooperação e o senso de integração. No final do evento não tivemos nenhuma briga, discussão, acidente, todos se respeitaram e a praça estava limpa.
Com o apoio da rede Fora do Eixo, Fora do Eixo Minas e do Coletivo Corrente Cultural, o evento colocou Pouso Alegre na rota da circulação de artistas independentes do país. Além disso contamos também com uma equipe de colaboradores atuantes na arte e na produção cultural, o que possibilitou maior expansão, versatilidade e visibilidade.
Comentários de algumas pessoas que participaram do evento:
"Poesia Urbana, cultura geral. Todos debaixo do mesmo céu, dividindo o mesmo sorriso, curtindo com a geral. Uma festa de todos, com todos e para todos."
(Fabio Brandão | Fotógrafo)
"A cidade virando palco de ações interativas e participativas!"
(Rafael Huhn | Secretário de Cultura e Turismo de Pouso Alegre)
"Sem palavras galera! Ação massa demais em praça pública, gratuito, multicultural, transversal, animal!"
(Pedro Lumbriga | Coletivo Corrente Cultural - Poços de Caldas)
(Pedro Lumbriga | Coletivo Corrente Cultural - Poços de Caldas)
"Gente, muito obrigada por esse evento! Foi lindo, super astral! A energia foi realmente de sintonia e de paz! Sem discussão, sem briga, praça limpa, manifestações artísticas diversas em harmonia, respeito! Tudo reforça e indica o caminho promissor da união, do coletivo, da diversidade!"
(Gabriela Brandão | Arquiteta)
"Ainda se escuta os ecos de um grito que aconteceu esse sábado, reflexos de sons que nos deixaram muitas reflexões."
(Diego Moreira | Educador)
"Acredito q o coletivo é o único caminho...E esse grito mostrou exatamente isso para nós. Viva o coletivo!! Viva a arte!! Viva a vida!!! Evoé."
(Fernanda Tersi | Artista e Educadora)
"Amarramos a cultura de Pouso Alegre com o que a coletividade trouxe e conseguimos mostrar que somos capazes de amarrar muito mais no futuro! Conquistamos credibilidade, civilidade e paz! Parabéns a todos que confiaram no poder de arte!!!"
(Adriane Bazzo | Artista Visual)
"Mais do que Grito, além do Rock, Pouso Alegre justifica o sorriso de sua gente através da atitude. A pluralidade cultural e refrescância artística são sentidas. Grandes cientistas."
(Rogerio Ucra | Músico da banda Horror Deluxe - Taubaté/SP)
(Rogerio Ucra | Músico da banda Horror Deluxe - Taubaté/SP)
"O resultado do Grito Rock Pouso Alegre está ligado a forma em que as formigas vivem. Um trabalho humilde mas de grande peso,cada folha carregada nas costas para a sobrevivência delas,é comparado ao esforço e colaboração de toda equipe."
(Edvam Silveira | Músico da banda Enclose)
(Maudy Freitas | Organizador de eventos de Rock)
"Foi com muita alegria que aconteceu nosso 1º Ago-Tago (dia da ação) junto com as comemorações do Grito do Rock 2012 em Pouso Alegre. Mais de 60 (sessenta) pessoas passaram por nossa barraca e se interessaram pela língua internacional esperanto, alguns até já conheciam, mas não sabiam que o esperanto estava tão ativo. Das 9 ás 18 horas os associados da Associação Zamenhof divulgaram o esperanto e participaram da festa que foi o Grito do Rock."
(Fábio Silva | Educador na Associação Zamenhof de Esperanto)
"Conseguimos atingir nosso objetivo de diversidade cultural no evento, onde várias tribos se uniram em prol do evento"
(Robson Carlos | Estudante e Músico)
"Conseguimos atingir nosso objetivo de diversidade cultural no evento, onde várias tribos se uniram em prol do evento"
(Robson Carlos | Estudante e Músico)
"O Grito Rock acabou virando "Grito Rock Hip Hop", pois foi justamente essa a grande intenção - AGREGAR, com respeito a toda diversidade cultural existente em Pouso Alegre, temos mesmo é que valorizar a produção local e regional, pois aqui tem artistas de sobra, o que falta é fortalecer a arte que já se produz aqui!!"
0 comentarios:
Postar um comentário