Poupança Jovem

Com o objetivo de buscar, promover e incentivar ações de protagonismo juvenil, o Poupança Jovem foi criado em 2007 e vem atuando para diminuir as taxas de abandono / evasão escolar e aumentar os índices de conclusão dos jovens no ensino médio. 


Na busca pelo desenvolvimento pessoal pleno e inserção social produtiva dos jovens de Minas Gerais, sua metodologia propõe:

  • Acentuar a diminuição das taxas de abandono / evasão escolar, expandindo as taxas de conclusão do ensino médio.
  • Reforçar ainda mais a ideia e a prática protagonista entre os jovens.
  • Fomentar a constituição, o desenvolvimento e a articulação de redes de parceiros.
  • Proporcionar a formação de acordo com o perfil, as diferenças e as possibilidades de cada jovem.
  • Oferecer o acompanhamento individual e focalizado.

As atividades propostas têm como base quatro Eixos Estruturadores: Formação Escolar, Formação Profissional, Formação Cidadã e Formação Cultural.

Sua metodologia também propõe que os jovens também experimentem atividades previstas em três Temas Transversais, divididos por assuntos: Territorialidade, Participação Social e Mundo do Trabalho.

Os quatro Eixos Estruturadores e os três Temas Transversais dialogam entre si. Os eixos e os temas têm relação direta com os principais desafios que se colocam para os jovens na atualidade. 

Os Eixos Estruturadores e os Temas Transversais materializam-se em Atividades Individuais e Atividades Coletivas, oferecidas sob a forma de um cardápio de opções de atividades que poderão ser realizadas pelos jovens: o Cardápio de Atividades de Formação Complementar.



Atividades Individuais

As Atividades Individuais que compõem os Eixos Estruturadores buscam o desenvolvimento dos vários aspectos que envolvem os principais desafios relacionados à juventude. Nas Atividades Individuais o jovem escolherá, dentre as atividades sugeridas no cardápio, àquelas que irá buscar, dentro de suas possibilidades e desejo. 


Atividades Coletivas

As Atividades Coletivas que compõem os Temas Transversais buscam promover a apropriação pelos jovens dos espaços, através do conhecimento das dinâmicas de participação e conhecimento das oportunidades. 

Os trabalhos serão realizados em grupo e gerarão produtos coletivos, que deverão ser apresentados à comunidade. As Atividades Coletivas serão orientadas pelo Educador de Referência do Poupança Jovem, que deverá realizar encontros para que elas sejam desenvolvidas. 

Os jovens se reunirão para organizar, desenvolver e apresentar um resultado em grupo. O foco será a discussão de temas que se relacionam à juventude e a apresentação dos resultados à comunidade.



0 comentarios:

Postar um comentário




Sobre as citações

As citações expostas nesta página têm por único objetivo promover e difundir valores culturais e conhecimento, muitas pessoas não teriam acesso de outra maneira a este tesouro cultural pertencente a toda humanidade. De nenhuma maneira se pretende obter algum benefício financeiros por meio disto, e se algum autor ou compositor, representante legal ou contenedor de direitos considera que a exposição de algum material em particular afeta seus direitos de autor, peço que comunique a fim de proceder a remover qualquer link, obrigado.

Facebook