Com o objetivo de buscar, promover e incentivar ações de protagonismo juvenil, o Poupança Jovem foi criado em 2007 e vem atuando para diminuir as taxas de abandono / evasão escolar e aumentar os índices de conclusão dos jovens no ensino médio.
Na busca pelo desenvolvimento pessoal pleno e inserção social produtiva dos jovens de Minas Gerais, sua metodologia propõe:
- Acentuar a diminuição das taxas de abandono / evasão escolar, expandindo as taxas de conclusão do ensino médio.
- Reforçar ainda mais a ideia e a prática protagonista entre os jovens.
- Fomentar a constituição, o desenvolvimento e a articulação de redes de parceiros.
- Proporcionar a formação de acordo com o perfil, as diferenças e as possibilidades de cada jovem.
- Oferecer o acompanhamento individual e focalizado.
As atividades propostas têm como base quatro Eixos Estruturadores: Formação Escolar, Formação Profissional, Formação Cidadã e Formação Cultural.
Sua metodologia também propõe que os jovens também experimentem atividades previstas em três Temas Transversais, divididos por assuntos: Territorialidade, Participação Social e Mundo do Trabalho.
Os quatro Eixos Estruturadores e os três Temas Transversais dialogam entre si. Os eixos e os temas têm relação direta com os principais desafios que se colocam para os jovens na atualidade.
Os Eixos Estruturadores e os Temas Transversais materializam-se em Atividades Individuais e Atividades Coletivas, oferecidas sob a forma de um cardápio de opções de atividades que poderão ser realizadas pelos jovens: o Cardápio de Atividades de Formação Complementar.
Atividades Individuais
As Atividades Individuais que compõem os Eixos Estruturadores buscam o desenvolvimento dos vários aspectos que envolvem os principais desafios relacionados à juventude. Nas Atividades Individuais o jovem escolherá, dentre as atividades sugeridas no cardápio, àquelas que irá buscar, dentro de suas possibilidades e desejo.
Atividades Coletivas
As Atividades Coletivas que compõem os Temas Transversais buscam promover a apropriação pelos jovens dos espaços, através do conhecimento das dinâmicas de participação e conhecimento das oportunidades.
Os trabalhos serão realizados em grupo e gerarão produtos coletivos, que deverão ser apresentados à comunidade. As Atividades Coletivas serão orientadas pelo Educador de Referência do Poupança Jovem, que deverá realizar encontros para que elas sejam desenvolvidas.
Os jovens se reunirão para organizar, desenvolver e apresentar um resultado em grupo. O foco será a discussão de temas que se relacionam à juventude e a apresentação dos resultados à comunidade.
Fonte / Mais informações:
www.poupancajovem.mg.gov.br/metodologia-poupanca-jovem
www.poupancajovem.mg.gov.br/metodologia-poupanca-jovem
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