A educação, aprendizagem e o conhecimento podem acontecer de diversas maneiras, não somente na relação entre professor e aluno, e não somente numa sala de aula. Para que aconteça uma atividade educativa é necessário que se tenha diálogo livre, trocas de diferentes conhecimentos e problematização da realidade que nos é transmitida.
Sempre que possível, realizar de maneira descontraída e divertida, com jogos educativos dentro e fora da sala de aula, com incentivo a autonomia, utilizando todos os recursos que temos disponíveis (celular, computador, livros, lugares, internet, data-show, materiais diversos de papelaria, materiais reciclados, etc.).
O processo tem de fazer sentido para o educando, se relacionando com a realidade dele, com objetos e termos que ele utiliza, ampliando sempre suas possibilidades, partindo dos conhecimentos prévios e relacionando com os temas a serem trabalhados, onde todos possam escolher e participar de maneira coletiva e individual.
O professor precisa, primeiramente, reconhecer que a angustia da sala de aula muitas vezes é reflexo de uma pratica incoerente, se o professor não for questionador, reflexivo e critico, não ha como atender a necessidade que temos nem o intuito da educação. E preciso refletir a pratica e o intuito dela, reconhecendo que sabemos algumas coisas e desconhecemos outras, se colocando no lugar do estudante, reconhecendo a condição sócio histórica e os valores de cada um, inclusive os próprios.
Mais importante que as palavras são as interpretações e os significados que se transmitem com elas. Estimulando a criatividade e a transformação do espaço e das condições que temos. A indisciplina deve ser visto como algo positivo, pois nos mostra que algo não esta bom no processo educativo e precisamos perceber os problemas para melhorar nossa pratica.
0 comentarios:
Postar um comentário