Conceito de Saúde Psíquica

Em nossa convivência social aprendemos o que é saudável, carregado de ideias prontas do que é certo e do que é errado, do que nos faz bem e do que não nos faz.

Para a Terapia da Autonomia, a saúde psíquica não é encarada como algo previamente definido, mas sim como um processo onde cada pessoa encontra ou cria seus modos de ser que se sinta bem, sem ter de seguir normas ou valores de outros.

Deste modo, compreendemos que há diferentes concepções de estar no mundo, e que cada pessoa possui suas diferenças e sutilezas.

É por meio da compreensão do que nos faz bem e do que não nos faz bem, podemos fazer escolhas que se aproximam do que somos, desenvolvendo nossa autenticidade.

liberdade de ser está intimamente ligada a responsabilidade com nós mesmos e com os espaços que habitamos, estando consciente de que nossa maneira de ser nos afeta e afeta nosso entorno, portanto somos responsáveis pelas escolhas que fazemos.

Para caminhar em sentido da saúde psíquica cada pessoa precisa se sentir realizada consigo mesma inicialmente, encarando a vida como um espaço de experimentação num constante processo de desenvolvimento, ampliando suas possibilidades e caminhos.

Neste sentido, a psicoterapia não consiste em dizer o que deve ser feito para resolver seu problema, mas compreender em conjunto o que se esta passando e auxiliar a busca por caminhos necessários para alcançar o desenvolvimento que cada um deseja para si.

____________________
ex-isto
ex-isto.com

0 comentarios:

Postar um comentário




Sobre as citações

As citações expostas nesta página têm por único objetivo promover e difundir valores culturais e conhecimento, muitas pessoas não teriam acesso de outra maneira a este tesouro cultural pertencente a toda humanidade. De nenhuma maneira se pretende obter algum benefício financeiros por meio disto, e se algum autor ou compositor, representante legal ou contenedor de direitos considera que a exposição de algum material em particular afeta seus direitos de autor, peço que comunique a fim de proceder a remover qualquer link, obrigado.

Facebook