A Escola Cidadã, Paulo Freire

A escola cidadã é uma escola coerente com a liberdade,
é coerente com seu discurso formador e libertador.
E é toda a escola que, buscando por ser ela mesma,
luta para que educandos e educadores também sejam eles mesmos.


E como ninguém pode ser só, a escola cidadã é uma escola de comunidade, de companheirismo. É uma escola de produção comum do saber e da liberdade. Mas é uma escola que não pode ser jamais silenciosa, nem jamais autoritária. É uma escola que vive a experiência tensa da democracia. Em outras palavas, implica a experiência tensa, contraditória e permanente entre autoridade e liberdade.

É aquela que se assume como um centro de direitos e um centro de deveres, onde a formação que se dá dentro do espaço e do tempo que caracterizam uma formação para a cidadania. É a escola que viabiliza a cidadania de quem está nela e de quem vem a ela não pode ser uma escola em si e para si, ela é cidadã na medida mesma também em que ela briga pela cidadania, pelo exercício e pela fabricação da cidadania de quem usa seu espaço.

______________
por Paulo Freire.

0 comentarios:

Postar um comentário




Sobre as citações

As citações expostas nesta página têm por único objetivo promover e difundir valores culturais e conhecimento, muitas pessoas não teriam acesso de outra maneira a este tesouro cultural pertencente a toda humanidade. De nenhuma maneira se pretende obter algum benefício financeiros por meio disto, e se algum autor ou compositor, representante legal ou contenedor de direitos considera que a exposição de algum material em particular afeta seus direitos de autor, peço que comunique a fim de proceder a remover qualquer link, obrigado.

Facebook