Explorações no Centro da Cidade

Na última terça-feira (01/11), foi feita uma atividade de exploração no centro de Pouso Alegre, onde os jovens do Programa Jovens Urbanos foram divididos em quatro grupos, pedi a eles irem na ACIPA, Galeria Artigas, Clube Literário e Mercado Municipal. O intuito da exploração foi para conhecer a história e funcionamento dos espaços de cultura, arte, história e empresas, observando os frequentadores, procurar saber como podemos participar e tirar dúvidas que surgirem.

Na ACIPA (Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre) os jovens foram recebidos pelo Ricardo (gerente), que apresentou o espaço, o funcionamento e respondeu perguntas e dúvidas elaboradas pelos jovens. Uma jovem ficou tão interessada pelo balcão de vagas de emprego que logo que saiu foi numa Lan House imprimiu seu currículo para deixar na ACIPA. 


A Galeria Artigas estava tendo a exposição de dois artistas: Maristela Oliveira (Cachoeira de Minas) e Osni Carvalho (Caetité), ambas óleo sobre tela, sendo a primeira em estilo acadêmica e o segundo impressionista. Foram recebidos por Zélia (curadora de Osni), que apresentou sobre a história e a obra do artista, os jovens também fizeram perguntas sobre as obras e curiosidades em geral.


Os jovens puderam conhecer sobre a fundação, um breve histórico, os eventos que aconteciam, o público frequentador entre outras informações sobre o Clube Literário. Eles visitaram o salão de eventos, a sala de TV e a sala de jogos, a Marcela (secretária) apresentou todo o espaço para eles e também respondeu perguntas e dúvidas.




Para o Mercado Municipal, sugeri a eles que procurassem o comerciante mais antigo, pedindo a ele informações sobre a história do Mercado, e também que observassem os frequentadores a variedade de alimentos e produtos que lá se encontram.

Faremos um diálogo sobre as visitas no próximo encontro, levantando suas impressões da exploração, os pontos positivos, as dificuldades e as surpresas.

0 comentarios:

Postar um comentário




Sobre as citações

As citações expostas nesta página têm por único objetivo promover e difundir valores culturais e conhecimento, muitas pessoas não teriam acesso de outra maneira a este tesouro cultural pertencente a toda humanidade. De nenhuma maneira se pretende obter algum benefício financeiros por meio disto, e se algum autor ou compositor, representante legal ou contenedor de direitos considera que a exposição de algum material em particular afeta seus direitos de autor, peço que comunique a fim de proceder a remover qualquer link, obrigado.

Facebook