Silêncio: palestras e escritos por John Cage

ACREDITO NO USO DO RUÍDO

Onde quer que estejamos, o que ouvimos é na maior parte ruído. Quando ignoramos ele nos perturba. Quando ouvimos, achamos fascinante. O som de um caminhão a cinqüenta quilômetros por hora. Estático entre as estações. Chuva. Queremos capturar e controlar estes sons, não como efeitos sonoros mas como instrumentos musicais. Cada estúdio tem uma biblioteca de "efeitos sonoros", gravado em película. Com um fonógrafo filme agora é possível controlar a amplitude e frequência de qualquer um desses sons e dar a ele ritmos dentro ou fora do alcance da imaginação. Com quatro fonógrafos de cinema podemos compor e executar um quarteto para o motor explosivo, vento, batimento cardíaco, e deslizamentos de terra.

PARA SE FAZER MÚSICA

Se essa palavra "música" é sagrada e reservada para instrumentos do século XVIII e XIX, nós podemos substituir para um termo mais significativo: organização do som.

CONTINUAMOS A INCREMENTAR, ATÉ QUE CHEGAMOS A UMA MÚSICA PRODUZIDA COM A AJUDA DE INSTRUMENTOS ELÉTRICOS

Muitos dos criadores de instrumentos elétricos tem procurado imitar os instrumentos do século XVIII e XIV, assim como a indústria de automóveis copiaram a carroça.

O Theremin é um instrumento genuíno e provido de novas possibilidades. Os tocadores de Theremin fizeram o máximo para extrair do instrumento um sonoridades aproximadas as notas antigamente convencionais, dando a elas um vibrato doentiamente doce, se esforçando para realizar com este obras-primas do passado. Embora o instrumento é capaz de uma grande variedade de qualidades de som, os tocadores de Theremin agem como censores, dando ao público os sons que eles acham que o público vai gostar. Estamos protegidos de novas experiências sonoras.

A função especial dos instrumentos eléctricos será o de proporcionar o controle total da estrutura tonal (em oposição aos ruídos) e para fazer estes tons possíveis em qualquer frequência, amplitude e duração.

QUANDO PERMITIREMOS QUE TODOS OS SONS POSSAM SER ESCUTADOS, PARA FINS MUSICAIS, POR MEIOS MECÂNICOS, ELÉTRICOS, OU SINTETIZADOS

TUDO SERÁ EXPLORADO. CONSIDERANDO QUE, NO PASSADO, O PONTO DE DESACORDO ERA ENTRE A DISSONÂNCIA E A CONSONÂNCIA, SERÁ, NUM FUTURO PRÓXIMO, ENTRE RUÍDOS E OS CHAMADOS "SONS MUSICAIS"

OS MÉTODOS ATUAIS DE SE ESCREVER MÚSICA, PRINCIPALMENTE OS QUE EMPREGAM O USO DA HARMONIA E REFERÊNCIAS A MEDIDAS CONCRETAS PARA O DOMÍNIO DO SOM, SERÁ INADEQUADO PARA O COMPOSITOR. ELE VAI SE DEPARAR COM UMA GAMA ENORME DE POSSIBILIDADES DE SONS

A percussão é uma transição contemporânea que influencia a concepção de todo-som do futuro. Qualquer som é aceitável para o compositor de música de percussão, ele explora o academicamente o proibido, o campo de som "não-musical", na medida em que lhe é possível manualmente.

MÚSICA EXPERIMENTAL

Quando se atenta a observação e audição de muitas coisas de uma só vez, incluindo sons do meio ambiente - torna-se inclusiva, e não exclusiva - nenhuma questão de como fazer, no sentido de formar estruturas compreensíveis, pode surgir aqui a palavra "experimental" como apropriada, desde que seja entendida não como algo descritivo a um ato que seja posteriormente julgado em termos de sucesso ou fracasso, mas simplesmente como um ato cujo resultado é desconhecido.

PERGUNTA: Então, qual é o propósito desta música "experimental"?
RESPOSTA: Não há propósitos. Somente sons.

Uma ação experimental é resultado do que não está prevista. Ser imprevisto, essa ação não está preocupada com intenções. Como a terra, como o ar, ela não precisa de nada. Uma performance de uma composição que é indeterminada o seu desempenho é necessariamente única. Ele não pode ser repetida. Quando realizada por uma segunda vez, o resultado já é outro que não corresponde ao anterior. Nada, portanto é realizado sem a performance, uma vez que esta não pode ser entendida como um objeto no tempo. A gravação de uma obra tem maior valor que um cartão postal, proporcionando um conhecimento de algo que aconteceu, enquanto a ação era um não-conhecimento de algo que ainda não tinha acontecido.

Qual é a natureza de uma ação experimental? É simplesmente uma ação cujo resultado não é previsto. Mais essencial do que compor por meio de operações de oportunidades, parece-me agora, que seja compor de tal forma que o que se faz é indeterminado em seu desempenho. Nesse caso pode-se trabalhar apenas diretamente, para nada que dê origem a algo que seja preconcebido. Isto exige, necessariamente, uma grande mudança em hábitos de notação. Eu levo uma folha de papel e coloco pontos nela. Em seguida cinco linhas paralelas em uma transparência, digamos cinco linhas paralelas. Eu estabeleço cinco categorias de som para as cinco linhas, mas não determino qual linha é qual categoria. A transparência pode ser colocada sobre a folha com pontos em qualquer posição e a leitura dos pontos podem ser tomadas em relação a todas as características que se desejar distinguir. Outra transparência pode ser usada para os compassos adicionais, ou para alterar a sequência dos sons no tempo. Nesta situação não há necessidade de operações de oportunidades (por exemplo, o arremesso de moedas) pois nada está previsto, apesar de que tudo pode ser medido minuciosamente mais tarde ou simplesmente considerado como uma sugestão vaga.

______________________________
Fragmentos do livro:
Silêncio - palestras e anotações por John Cage, 1961.


Livro na íntegra, abaixo:

John Cage em sua performance "Water Walk"
Janeiro de 1960 num popular programa de TV.


____________________________________
"Tudo o que fazemos é música" (John Cage)

0 comentarios:

Postar um comentário




Sobre as citações

As citações expostas nesta página têm por único objetivo promover e difundir valores culturais e conhecimento, muitas pessoas não teriam acesso de outra maneira a este tesouro cultural pertencente a toda humanidade. De nenhuma maneira se pretende obter algum benefício financeiros por meio disto, e se algum autor ou compositor, representante legal ou contenedor de direitos considera que a exposição de algum material em particular afeta seus direitos de autor, peço que comunique a fim de proceder a remover qualquer link, obrigado.

Facebook