Planos de Ação - Programa Jovens Urbanos

O Plano de Ação é resultado da última etapa do Programa Jovens Urbanos, onde os jovens elaboram um projeto para melhorar algo que julgam necessário em sua realidade. Acredito que esse momento representa uma atitude de emancipação e protagonismo do jovem, onde ele propõe e realiza uma mudança prática.

Para as escolhas dos temas foram realizadas atividades individuais onde cada jovem refletiu sobre o que gostaria de mudar em seu bairro, cidade, escola ou país. As escolhas foram agrupadas por temas relacionados e fizemos uma votação para os temas mais importantes serem trabalhados em grupos. Abaixo seguem os "Planos de Ação" das turmas Crionças e Tá Tudo Conectado:


Jornal Consciente (Turma: 12 | Crionças)
Grupo: Rafaela Pereira, Ricardo Henrique, Andressa Openheimer, Natália Ferreira, Giovani Felix, Juliano Ferreira

Objetivo: Conscientizar sobre o preconceito na Escola Estadual Vinicius Meyer com os alunos do ensino médio em relação aos deficientes físicos e com os negros.

Justificativa: Queremos conscientizar sobre o racismo, e o preconceito com deficientes físicos, pois assim como nós os deficientes físicos e os negros têm os mesmos direitos. Assim promovendo o bem de todos, tentando fazer as pessoas terem mais consciência de suas atitudes. Porque todos nós somos imperfeitos e temos nossas 1003 diferenças, e não são as diferenças físicas que nos tornam inferiores.

Plano de Trabalho
O jornal será impresso, terá uma folha no tamanho A4;
Vai ser distribuído na Escola Estadual Vinicius Meyer, 300 cópias;
Será feita uma visita pelos jovens do grupo a cada turma do 1º ao 3º ano do ensino médio.

(preparando o Jornal e atividades relacionadas)

(turma fazendo uma breve apresentação e entregando os jornais na escola)





Projeto Socioambiental (Turma: 12 | Crionças)
Grupo: Robson Carlos, Eduarda Dias, Carla Rafaela, Diego Gomes

Objetivo: Tornar a cidade mais limpa por meio da conscientização dos cidadãos.

Justificativa: As pessoas colocam a culpa sempre no governo sobre a cidade estar tão suja, mas ninguém percebe que não adianta os trabalhadores varrerem as ruas e tirarem todo o lixo se depois eles mesmos jogam no mesmo lugar mesmo tendo lixeiras perto.

Plano de Trabalho: A divulgação dessa ideia deve ser para todos, tanto para as crianças na escola, para crescerem pensando ecologicamente, para jovens em redes sociais e internet, quanto para adultos e idosos nas ruas e lugares de maior movimento. Foi feita uma apresentação em Power Point, disponibilizada na Internet, e a turma preparou um teatro para apresentar para as turmas de crianças da escola Vinícius Meyer sobre a conscientização.


(turma dialogando e preparando as atividades para apresentação)
 





Jornal 'Diga Não ao Racismo' (Turma: 14 | Tá Tudo Conectado)
Grupo: Taynara Priscila, Gabrielle Ramos, Daniel Miquiles, Thomas Erick, Thallyssom Emidio, Christopher Tercilo

Objetivo: Conscientizar as pessoas a serem menos preconceituosas, pois não é a cor da pele, o jeito da pessoa e o seu modo de ser que define seu caráter, o mais importante é seu brilho dos olhos.

Justificativa: Queremos que as pessoas entendam que não se julga uma pessoa pela cor da sua pele, ou estilo, e sim por sua personalidade. O racismo causa: desigualdade, desunião, discriminação e preconceito.

Plano de Trabalho
Pesquisar textos e fotos sobre o racismo
Produzir um jornal “Diga não ao racismo” como um manifesto de conscientização.
Distribuir o jornal nas escolas para conscientizar os alunos, professores e funcionários.

(turma preparando o jornal)






Diálogo sobre a Comida da Escola (Turma: 14 | Tá Tudo Conectado)
Grupo: Leticia Ribeiro, Rahelen Carol, Caroline Gonçalves, Christopher Tercilo, Gustavo Viana, Matheus Ferreira, Thalissa Antoniele

Objetivo: Diálogo com a administração da escola para entender como funciona a alimentação na escola e verificar onde pode ser melhorada.

Justificativa: Acreditamos que podemos melhorar a comida dos alunos, tornando ela mais balanceada e com mais variedades.

Plano de Trabalho: Dialogar com a administração da escola e o grupo para entender como funciona a alimentação na escola e sugerir opiniões para que ela possa melhorar.

0 comentarios:

Postar um comentário




Sobre as citações

As citações expostas nesta página têm por único objetivo promover e difundir valores culturais e conhecimento, muitas pessoas não teriam acesso de outra maneira a este tesouro cultural pertencente a toda humanidade. De nenhuma maneira se pretende obter algum benefício financeiros por meio disto, e se algum autor ou compositor, representante legal ou contenedor de direitos considera que a exposição de algum material em particular afeta seus direitos de autor, peço que comunique a fim de proceder a remover qualquer link, obrigado.

Facebook