Criação de Jornal-Mural Coletivo

Criação de um Jornal-Mural Coletivo na Escola Ana Augusta

Relato de atividade educativa realizada na Escola Estadual Ana Augusta Garcia de Faria (Pouso Alegre, MG), como parte do programa Poupança Jovem. Inicialmente apresentei aos jovens diversas possibilidades de atividades coletivas para que eles pudessem escolher as que mais se interessam. Eles escolheram a criação de um Jornal-Mural, e me coloquei a disposição para auxiliar e orientar no que fosse necessário para a realização do jornal.

O Jornal-Mural é uma atividade coletiva, descrita pelo programa Poupança Jovem como elaboração de material informativo, contendo assuntos relevantes para a comunidade e gerando como resultado um produto coletivo a ser apresentado à escola.

A primeira etapa foi a escolha dos temas a serem tratados no jornal. Fizemos uma reflexão coletiva, onde cada jovem sugeriu diversos temas e registramos possibilidades de assuntos a serem trabalhados, depois elegemos coletivamente os assuntos mais interessantes para eles.

Os temas escolhidos foram: “drogas”, “vício”, “discriminação”, “música”, “gravidez na adolescência” e “jogo”. Os jovens se organizaram em pequenos grupos por temas de interesse, para realizar pesquisa, reflexão e elaboração de textos sobre o tema escolhido.

Depois de pesquisar e escrever os textos, iniciamos a elaboração visual do jornal, onde apresentei aos jovens um modelo de formatação do trabalho no Word 2007, como referência. Após a elaboração visual, eles fizeram a revisão ortográfica dos textos.


Com o jornal pronto no computador, salvamos arquivo num pendrive e fomos a uma papelaria para imprimir três cópias do jornal e adquirir cartolina para fazer o mural.


Voltamos para a escola e os jovens fizeram a colagem do jornal na cartolina, e colocaram em três murais na escola estadual Ana Augusta:



Acredito que essa atividade é muito importante para os jovens pois permite a eles a escolha dos temas que interessam tratar, e isso possibilita maior entusiasmo e participação, incentivando o envolvimento deles na elaboração desde o início até a conclusão, e reafirmando o papel deles como protagonistas das ações que desenvolvem. Na realização procurei ao máximo respeitar a liberdade de escolha dos temas, a maneira de como abordar o assunto, a escrita dos textos e o tempo de cada um para criar. A atividade foi realizada três encontros, com cerca de três horas cada um.

Agradeço a escola Ana Augusta pela receptividade e a todos os que colaboraram com esta atividade, primeiramente aos jovens que idealizaram e fizeram todo o trabalho: Lutécia Lígia, Ronildo Rogério, Matheus Henrique, Alex de Queiroz, Ingrid Pedroso, Yasmin Herrera , Larissa Salles, Jackson Santana, Géssica Jovina, Dayane Natália, Fernanda Elizete, Anderson Santos, Deuel Ribeiro, Sulem Van Carvalho, Patrick de Paula, Yan Felipe; ao Rubens (Professor Coordenador) que sempre está próximo e acompanhando os jovens; a Silvia (Cozinheira) que nos serviu refeição todos os dias das atividades; a Graça (Bibliotecária) que pacientemente nos ajudou com as pesquisas na biblioteca e no uso dos computadores; a Dona Terezinha, a Ju e ao Max, que sempre sorridentes estão dispostos a colaborar. Para mim é uma grande satisfação ter feito parte dessa atividade.

Bruno Carrasco, Educador.
Pouso Alegre, dezembro de 2012.

0 comentarios:

Postar um comentário

Sobre as citações

As citações expostas nesta página têm por único objetivo promover e difundir valores culturais e conhecimento, muitas pessoas não teriam acesso de outra maneira a este tesouro cultural pertencente a toda humanidade. De nenhuma maneira se pretende obter algum benefício financeiros por meio disto, e se algum autor ou compositor, representante legal ou contenedor de direitos considera que a exposição de algum material em particular afeta seus direitos de autor, peço que comunique a fim de proceder a remover qualquer link, obrigado.

Facebook