Quando eu vim do sertão,
seu môço, do meu Bodocó
A malota era um saco
e o cadeado era um nó
Só trazia a coragem e a cara
Viajando num pau-de-arara
Eu penei, mas aqui cheguei (bis)
Trouxe um triângulo, no matolão
Trouxe um gonguê, no matolão
Trouxe um zabumba dentro do matolão
Xóte, maracatu e baião
Tudo isso eu trouxe no meu matolão
_________________________
Autor: Luiz Gonzaga
Baião: é um ritmo de dança popular da região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", de cujo nome é corruptela.
Bodocó:é um município brasileiro do estado de Pernambuco.
Gonguê: instrumento formado por uma campânula de ferro e um cabo que serve de apoio. Tem o formato aproximado de um sino de ponta a cabeça ou um agogô de uma só boca. As frases rítmicas do gonguê são geralmente formadas por contratempos e sincopas com grande liberdade de improviso.
Matolão: tipo de bolsa de couro, em que os sertanejos conduzem roupa e utensílios de viagem.
Maracatu: é um ritmo musical, conhecido como Baque virado. É caracterizado principalmente pela percussão forte, em ritmo frenético, que teve origem nas congadas, cerimônias de coroação dos reis e rainhas da Nação negra.
Pau de arara: é o nome dado a um meio de transporte irregular, e ainda utilizado no Nordeste do Brasil. Consiste em se adaptar caminhões para o transporte de passageiros, constituindo-se em substituto improvisado para os ônibus convencionais. usa-se também para vender frutas.
Triângulo: é um instrumento musical idiofone de percussão feito de metal e usado no folclore português e também em algumas músicas brasileira, como o forró.
Xote: (também escrito xótis, chóte ou chótis) é um ritmo musical binário ou quaternário e uma dança de salão de origem centroeuropeu. É um ritmo/dança muito executado no forró.
Zabumba: Tambor de pranchas de madeira, no formato de caixas cilíndricas, de médias e grandes dimensões e sonoridade grave, sendo tocado por varetas, macetas ou baquetas, muito usado para marcar o ritmo em determinados gêneros musicais. O som é característico dos ritmos principais baião, xaxado e xote.
0 comentarios:
Postar um comentário