Cultura brasileira

A cultura brasileira surge como fruto de uma miscigenação, onde não se é índio, nem africano, nem europeu, com uma grande facilidade para aceitar o diferente. Os portugueses que aqui vieram não queriam saber de estudar, eles eram aventureiros, audaciosos, irresponsáveis, instáveis e estavam aqui para explorar, o intuito deles era o de colher o fruto sem plantar a árvore.

Do pau-brasil para a cana-de-açúcar, da cana-de-açúcar para o ouro, e assim foi a ânsia da prosperidade sem custo, a riqueza fácil. O que o português tinha como busca era a riqueza, mas riqueza que custa ousadia e não riqueza que custa trabalho. Havia grande concentração de terra nas mãos de poucas pessoas e grande uso da mão-de-obra escrava. A colonização portuguesa foi feita com exploração comercial.

Os índios que aqui habitavam tinham o costume de dormir na rede, tomar banho diariamente, usar pilão e peteca, tivemso influências culturais na alimentação de árabes (especiarias), portugueses (bacalhau, azeite), africanos (improvisar receitas, misturas), entre outros. A plantação seguiu por ciclos de monocultura (algodão, café, cana). Do pau-brasil para a cana-de-açúcar, da cana-de-açúcar para o ouro, e assim foi a ânsia da prosperidade sem custo, a riqueza fácil;

Para o brasileiro, a aparência se torna mais importante que a essência, vivemos numa sociedade muito hierarquizada mas isso não é tão visível. As pessoas não tem o costume de se organizar, o brasileiro se comporta como o "bonzinho" (submisso). Os cargos de confiança existem para que as pessoas não critiquem seus superiores, se conseguem algo por ser amigo de alguém. A polidez do brasileiro é uma máscara, é uma organização de defesa ante a sociedade, há piadas nas entrelinhas.

________________________
Referências: (28/04/12)
O que faz o Brasil, Brasil? - Roberto DaMatta
Raízes do Brasil - Sérgio Buarque de Holanda

0 comentarios:

Postar um comentário




Sobre as citações

As citações expostas nesta página têm por único objetivo promover e difundir valores culturais e conhecimento, muitas pessoas não teriam acesso de outra maneira a este tesouro cultural pertencente a toda humanidade. De nenhuma maneira se pretende obter algum benefício financeiros por meio disto, e se algum autor ou compositor, representante legal ou contenedor de direitos considera que a exposição de algum material em particular afeta seus direitos de autor, peço que comunique a fim de proceder a remover qualquer link, obrigado.

Facebook