Problematizando a prática de ensino

A prática de ensino é uma atividade que tem de ser constantemente questionada para que se possa aprimorar e se atualizar, estando condizente com a realidade a qual se atua. O processo de aprendizagem pode acontecer de diferentes maneiras, podendo ser mais significativo se realizado num clima amistoso e descontraído, num espaço de liberdade e incentivo para a autonomia e emancipação dos indivíduos.

Torna-se interessante, mais atrativo e produtivo quando a atividade educativa parte dos conhecimentos prévios dos estudantes, reconhecendo a condição cultural e os significados dos signos deles para cada um, ampliando aos poucos suas referências e possibilitando uma reflexão crítica e ampla.

O educador precisa reconhecer que a prática tradicional não corresponde a realidade concreta e que cada educando deve ser visto por um olhar sócio-histórico-cultural e subjetivo, de um ser que está vivenciando seu momento no mundo, compreendendo seu processo de aprendizagem.

Cada educador se constrói na relação com o educando, e o educando se constrói na relação com o educador. Se o educador não for questionador, reflexivo e crítico, não há como se possibilitar estudantes reflexivos e críticos, podemos estar gerando o contrário - seres pacatos e submissos. Precisamos refletir o sentido de nossa prática, sendo a ação um processo resultante da observação, tentativa e erro, numa postura aberta ao novo, aprendendo na relação com os estudantes, de maneira colaborativa, relacionando a prática com os espaços, objetos, pessoas, relações e conteúdos.

É portanto de grande importância a problematização da produção do conhecimento, por meio de um diálogo crítico, onde o desequilíbrio e o conflito têm um papel fundamental como condições para a mudança, compreendendo que cada problema é um movimento para a solução. Este movimento irá gerar outro problema e necessidade de um novo movimento para solução, compreendendo e aceitando a multi-culturalidade de cada ser que é único, contextualizando a prática na de acordo com a realidade existente, consciente das condições do entorno em que vivemos e dos valores pessoais de cada um.


Bruno Carrasco, 2012.

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