Estudantes: o que é liberdade?

Respostas sobre a pergunta "o que é liberdade?" por estudantes do Ensino Médio, resultado de uma atividade de Filosofia, pautada na consideração e valorização do conhecimento prévio de cada pessoa. Nesta atividade, pedi para cada estudante escrever a sua opinião pessoal sobre a liberdade.

Transcrevi abaixo algumas frases com opiniões de cada estudante, em alguns casos - com respostas parecidas - procurei complementar a opinião de dois ou mais colegas na mesma frase. O resultado demonstra as diferentes visões sobre o mesmo tema:

  • Ir e vir onde quiser, por vontade própria, sem ter de falar para ninguém;
  • Poder se expressar, expor ideias e desejos, falar o que pensa;
  • A liberdade está entre nossos ideais e os limites da realidade;
  • Não depender de ninguém, ser independente com responsabilidade do que fizer;
  • Possibilidade de escolher, de fazer o que quer na hora que quiser;
  • Agir de acordo com nossas vontades e escolhas;
  • Fazer o que o coração manda;
  • Liberdade não se explica, a gente vive e acontece para cada um de um jeito diferente;
  • Quando perdemos o direito de ser diferente, perdemos também o direito de ser livre;
  • Ter opinião própria, defender seus próprios conceitos;
  • A liberdade define o ser humano;
  • Viajar, amar, sair da escola, respeitar, sonhar, ser responsável, fazer o que gosta;
  • Liberdade é quando toca o sinal das 11:30hs, eu saio da escola e sinto uma felicidade, não é uma simples felicidade, é "A FELICIDADE", me sinto como se tivesse saído de um presídio e entrado no paraíso;
  • Fazer algo que nos alegra e que vamos nos sentir bem fazendo;
  • Ninguém é livre, pois vivemos sobre regras, vivemos num mundo sem liberdade;
  • Ser criativo, inventar coisas, viver altas aventuras, estar bem consigo mesmo, viver intensamente, ser feliz, trabalhar no que gosta, atravessar seu próprio limite!;
  • Concluo que a maior liberdade é quando nos livramos do nosso orgulho e da nossa ignorância;
  • É fazer tudo o que a gente quer, sendo que não desrespeite outras pessoas;
  • Se todos pensarem que a liberdade é fazer  tudo o que quer, a sociedade seria terrivelmente desorganizada;
  • Algumas pessoas acham que tendo liberdade podem fazer qualquer coisa, isso acaba ultrapassando os limites;
  • Fazer o que gosta sem ser oprimido pela sociedade, mas respeitando as outras pessoas e seguindo as regras;
  • Caminhar com a certeza de realizar novas descobertas e novas amizades;
  • Eu não sei nada sobre isso, além disso eu nunca tinha pensado nisso;
  • Tantas guerras que temos dia-a-dia com medo de batermos as asas e voar, às vezes parecemos pássaros em gaiolas presos tendo que esperar que os outros falem o que eu tenho que fazer;
  • Podemos ter liberdade, mas também temos que ter juízo, pois se não soubermos aproveitar nossa liberdade, podemos ficar sem ela;
  • Liberdade é fazer o que quisermos e quando quisermos, mas isso nem o Eyck Batista consegue fazer!;
  • Cada um poder fazer suas escolhas, sem ser julgado ou reprimido pelos outros;
  • Liberdade é poder dizer o que pensa para o mundo, e não ficar como um passarinho na gaiola;

Essa atividade faz parte de um conjunto de atividades sobre os temas "liberdade" e "respeito", incluindo produção de reflexão individual; representação em grupo na forma de teatro, poesia, desenho ou história contada; pesquisa de campo sobre o que é liberdade e o que é respeito, onde cada estudante entrevistou dez pessoas; e finalização numa atividade em grupo para a síntese do conhecimento adquirido.

A intenção é que se possa gerar reflexões do pessoal para o social, e depois, retornando ao pessoal numa construção coletiva. Ampliar a percepção para se construir o conhecimento, com a produção de um cartaz em grupo, sintetizando as reflexões com as opiniões que todas essas atividades puderam gerar.

Seleção de frases que mais chamaram atenção das entrevistas feitas pelos estudantes:

Respeito: as diferenças precisam ser respeitadas, sejam elas de gostos, personalidades, visões e objetivos.
Liberdade: você ter poder sobre sua vida e decisão, e ter atitudes.
Respeito: respeitar o mais velho e ser educado com o próximo.
Liberdade: ter liberdade para fazer o que quiser.


Respeito e liberdade: aceitar as pessoas como simplesmente são.


Trabalhos de pesquisas feitos pelos estudantes, perguntando a 10 pessoas:
"O que significa liberdade? O que significa respeito?"


Bruno Carrasco, setembro de 2013.

0 comentarios:

Postar um comentário




Sobre as citações

As citações expostas nesta página têm por único objetivo promover e difundir valores culturais e conhecimento, muitas pessoas não teriam acesso de outra maneira a este tesouro cultural pertencente a toda humanidade. De nenhuma maneira se pretende obter algum benefício financeiros por meio disto, e se algum autor ou compositor, representante legal ou contenedor de direitos considera que a exposição de algum material em particular afeta seus direitos de autor, peço que comunique a fim de proceder a remover qualquer link, obrigado.

Facebook