Respostas sobre a pergunta "o que é liberdade?" por estudantes do Ensino Médio, resultado de uma atividade de Filosofia, pautada na consideração e valorização do conhecimento prévio de cada pessoa. Nesta atividade, pedi para cada estudante escrever a sua opinião pessoal sobre a liberdade.
Transcrevi abaixo algumas frases com opiniões de cada estudante, em alguns casos - com respostas parecidas - procurei complementar a opinião de dois ou mais colegas na mesma frase. O resultado demonstra as diferentes visões sobre o mesmo tema:
- Ir e vir onde quiser, por vontade própria, sem ter de falar para ninguém;
- Poder se expressar, expor ideias e desejos, falar o que pensa;
- A liberdade está entre nossos ideais e os limites da realidade;
- Não depender de ninguém, ser independente com responsabilidade do que fizer;
- Possibilidade de escolher, de fazer o que quer na hora que quiser;
- Agir de acordo com nossas vontades e escolhas;
- Fazer o que o coração manda;
- Liberdade não se explica, a gente vive e acontece para cada um de um jeito diferente;
- Quando perdemos o direito de ser diferente, perdemos também o direito de ser livre;
- Ter opinião própria, defender seus próprios conceitos;
- A liberdade define o ser humano;
- Viajar, amar, sair da escola, respeitar, sonhar, ser responsável, fazer o que gosta;
- Liberdade é quando toca o sinal das 11:30hs, eu saio da escola e sinto uma felicidade, não é uma simples felicidade, é "A FELICIDADE", me sinto como se tivesse saído de um presídio e entrado no paraíso;
- Fazer algo que nos alegra e que vamos nos sentir bem fazendo;
- Ninguém é livre, pois vivemos sobre regras, vivemos num mundo sem liberdade;
- Ser criativo, inventar coisas, viver altas aventuras, estar bem consigo mesmo, viver intensamente, ser feliz, trabalhar no que gosta, atravessar seu próprio limite!;
- Concluo que a maior liberdade é quando nos livramos do nosso orgulho e da nossa ignorância;
- É fazer tudo o que a gente quer, sendo que não desrespeite outras pessoas;
- Se todos pensarem que a liberdade é fazer tudo o que quer, a sociedade seria terrivelmente desorganizada;
- Algumas pessoas acham que tendo liberdade podem fazer qualquer coisa, isso acaba ultrapassando os limites;
- Fazer o que gosta sem ser oprimido pela sociedade, mas respeitando as outras pessoas e seguindo as regras;
- Caminhar com a certeza de realizar novas descobertas e novas amizades;
- Eu não sei nada sobre isso, além disso eu nunca tinha pensado nisso;
- Tantas guerras que temos dia-a-dia com medo de batermos as asas e voar, às vezes parecemos pássaros em gaiolas presos tendo que esperar que os outros falem o que eu tenho que fazer;
- Podemos ter liberdade, mas também temos que ter juízo, pois se não soubermos aproveitar nossa liberdade, podemos ficar sem ela;
- Liberdade é fazer o que quisermos e quando quisermos, mas isso nem o Eyck Batista consegue fazer!;
- Cada um poder fazer suas escolhas, sem ser julgado ou reprimido pelos outros;
- Liberdade é poder dizer o que pensa para o mundo, e não ficar como um passarinho na gaiola;
Essa atividade faz parte de um conjunto de atividades sobre os temas "liberdade" e "respeito", incluindo produção de reflexão individual; representação em grupo na forma de teatro, poesia, desenho ou história contada; pesquisa de campo sobre o que é liberdade e o que é respeito, onde cada estudante entrevistou dez pessoas; e finalização numa atividade em grupo para a síntese do conhecimento adquirido.
A intenção é que se possa gerar reflexões do pessoal para o social, e depois, retornando ao pessoal numa construção coletiva. Ampliar a percepção para se construir o conhecimento, com a produção de um cartaz em grupo, sintetizando as reflexões com as opiniões que todas essas atividades puderam gerar.
Seleção de frases que mais chamaram atenção das entrevistas feitas pelos estudantes:
Seleção de frases que mais chamaram atenção das entrevistas feitas pelos estudantes:
Respeito: as diferenças precisam ser respeitadas, sejam elas de gostos, personalidades, visões e objetivos.
Liberdade: você ter poder sobre sua vida e decisão, e ter atitudes.
Respeito: respeitar o mais velho e ser educado com o próximo.
Liberdade: ter liberdade para fazer o que quiser.
Respeito e liberdade: aceitar as pessoas como simplesmente são.
Trabalhos de pesquisas feitos pelos estudantes, perguntando a 10 pessoas:
"O que significa liberdade? O que significa respeito?"
Bruno Carrasco, setembro de 2013.
0 comentarios:
Postar um comentário