Escolas e Prisões

Ainda presenciamos nas escolas professores tratando os alunos com autoridade, tentando fazer de todo modo com que fiquem quietos e se adaptem as regras previamente definidas da escola.

São uma porção de regras e deveres, e tudo deve ser feito conforme as normas, sendo negada constantemente as vivências, a liberdade, a criatividade e a autenticidade.

Crianças e jovens saudáveis são ativos, brincalhões, criativos, e precisam de espaços para se movimentar e criar suas existências. As brincadeiras representam um modo de conhecer e lidar com o mundo, sendo como são de maneira espontânea.

Eles necessitam espaços onde possam ser quem são, como são, e não que os coloquem em gaiolas sob os comandos de normas, exigindo um padrão de comportamento que nos foi ensinado como correto. Existem outras formas de existir e de se pronunciar no mundo, precisamos dar liberdade e espaço para os jovens se fazerem como são.

Enquanto professores e educadores, temos o dever de nos questionar sobre a educação que recebemos, o que realmente aprendemos que foi significativo e importante em nossas vidas. E também se questionar sobre o que ensinamos e a maneira que ensinamos, em que sentido ela pode ou não se tornar importante para os estudantes de hoje.

Novembro de 2012.

0 comentarios:

Postar um comentário




Sobre as citações

As citações expostas nesta página têm por único objetivo promover e difundir valores culturais e conhecimento, muitas pessoas não teriam acesso de outra maneira a este tesouro cultural pertencente a toda humanidade. De nenhuma maneira se pretende obter algum benefício financeiros por meio disto, e se algum autor ou compositor, representante legal ou contenedor de direitos considera que a exposição de algum material em particular afeta seus direitos de autor, peço que comunique a fim de proceder a remover qualquer link, obrigado.

Facebook