O método Paulo Freire é uma teoria do conhecimento e uma antropologia, consiste numa visão de mundo e de ser humano, tenta responder as perguntas de como o ser humano aprende? e por que o ser humano aprende?
- Investigação Temática:
Descobrir em cada pessoa o que ela já sabe, para, partindo do que se sabe, conhecer mais um pouco do que se sabe, e poder conhecer mais do que já sabe também.
- Tematização:
Descobrir os significados das palavras e temas geradores no dialogo com os educandos, conhecendo o universo vocabular dos grupos de trabalho.
- Problematização:
Descobrir o significado daquilo que se busca conhecer para a vida de cada um, numa conscientização do aprendido.
O conhecimento não serve para saber mais que o outro, mas para se emancipar e se libertar.
O primeiro momento é o de leitura do mundo, se aproximando de como cada um encara o mundo, de como ele é lido, buscando os elementos que servem para a vida de cada um, partindo das necessidades de cada pessoa.
O segundo momento serve para partilhar o mundo lido, onde todos compartilham seus conhecimentos num dialogo aberto, para que cada um possa conhecer a leitura de mundo do outro.
Por conseguinte chega o terceiro momento, da reconstrução do mundo lido, pois o conhecimento leva a emancipação, onde o ser humano engajado transforma o mundo.
Temos que vivenciar o mundo para modifica-lo, numa educação como pratica de liberdade.
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