Filosofia e Temas Transversais

O termo “Temas Transversais”, de acordo com a LDBEN 9394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacionais, estão ligados a ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual, entre outros. Podendo se inserir também diversos temas locais, devendo ser vinculados as práticas educativas, juntamente com as disciplinas tradicionais.

O estudo da pós-modernidade nos possibilitou perceber melhor as mudanças nos meios ambientais em que vivemos, sendo um processo que descentralizou os processos num mundo em constantes transformações. O pós-modernismo rejeita o pensamento iluminista da modernidade, não se aceita mais uma única concepção da realidade, mas diferentes possibilidades de interpretação dos fenômenos.

Contudo, há um início de um olhar para as diferenças, de uma maneira holística, tentando integrar elas, concebendo a verdade relativa à comunidade que participamos. A concepção da sociedade pós-moderna é comunitária, e a ética procura favorecer o bem estar das comunidades. Esse processo consiste na passagem de uma cosmovisão única e universal para o respeito pela diferença, valorização do local em detrimento do universal.

A consciência pós-moderna rejeita a estrutura iluminista (do poder da razão), não considera a razão como único determinante, o modelo de relações agora é em rede com experiências fragmentadas. Não há uma única fonte de autoridade nem um centro de poder, não há padrões, mas o ecletismo. A manufatura foi substituída pela informação e tecnologia, onde a velocidade não depende mais do deslocamento das pessoas. O mundo se tornou uma aldeia global, onde se pensa globalmente e se age localmente.

A arquitetura pós-moderna não reflete uma unidade, celebrando a multivalência. Nas artes, houve uma variedade de estilos que não necessitam de objetividade. O teatro celebra o transitório na encenação, fornecendo liberdade a improvisação do grupo, reduzindo o poder do diretor. Os filmes são feitos em seqüências de eventos fragmentados no tempo e espaço, não refletindo a ordem em que foram filmadas, o fictício e o fantástico se confundem com o real. A televisão é o principal veículo para disseminar a cultura pós-moderna. O culto na música é a diversidade de estilo e viver o momento.

A educação neste momento envolve todos esses processos de vivências das crianças e dos jovens, sendo sua finalidade o pleno desenvolvimento do educando, preparando este para o exercício da cidadania e entrada no mercado de trabalho. O homem não nasce pronto, mas vai se tornando humano na medida em que se desenvolve mediante o processo educativo.

A cultura é constituída por um conjunto de produtos da humanidade que se reflete em suas ações, dos modos de ser e fazer sobre a natureza em termos materiais e imateriais, entre eles as artes, a filosofia, as ciências, a literatura, os costumes, a alimentação, os sentimentos, as vestimentas, etc. Todas as pessoas produzem cultura a partir de que fazem instrumentos como respostas às exigências de sua sobrevivência, e se torna transmissor de cultura a medida em que se comunica a gerações posteriores seus modos cultivados.

Existem diferentes tradições culturais, correspondentes às diferentes regiões geográficas, pois há diferentes respostas pelos homens aos desafios da vida, portanto há de se falar em culturas, no plural. Há uma cultura hegemônica, alienada, alienante e opressora, se contrapondo a uma cultura de transformação ou de libertação. A educação, para Paulo Freire, é uma “ação cultural”, sendo a educação uma prática para a libertação, no esforço de retirar a cultura invasora, sendo o objetivo da educação proporcionar a autonomia do educando após retirar a imagem do opressor de dentro de si.

Os temas transversais propostos para diálogo entre as disciplinas escolares são:
  • Respeito à diversidade e pluralidade de como as pessoas se expressam afetivamente e sexualmente, questionando a heterossexualidade com modelo único e indo além dos papéis de gênero tradicionalmente atribuídos ao homem e a mulher;
  • Consciência e respeito aos espaços onde habitamos, buscando um equilíbrio ambiental entre as relações de nossos meios;
  • Dialogar com jovens sobre a entrada no mundo do trabalho, discutindo assuntos relacionados ao consumo, direitos, escolha de profissões, novas áreas de trabalho, desemprego, mercadorias, dinheiro, sistema capitalista, como as relações no trabalho interferem e influenciam as condições de vida;
  • Conceber a saúde como um equilíbrio do todo - bem-estar físico, mental e social - não sendo apenas uma ausência de doenças; administrar e equilibrar do uso de remédios;
  • Dialogar sobre ética e cidadania.

Para tanto, este é ainda um processo longo de transição do modelo tradicional positivista para um modelo dialético e humanista.

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