A soma é o estudo dos fenômenos que envolvem o corpo na sua interação com outros corpos e com o meio ambiente. A somaterapia é um processo terapêutico-pedagógico, criada pelo escritor e terapeuta Roberto Freire, que busca identificar e combater os agentes externos que estão bloqueando ou impedindo a realização da vida.
Na soma utiliza-se a ideologia do prazer como saúde e antídoto à ideologia do sacrifício. Desfazendo o nó autoritário de nossa formação cultural que exigiu o sacrifício de nossos desejos e vontades, em troca de aceitação social.
Viver é enfrentar o risco e curtir a liberdade, sobreviver é se conformar nos limites da segurança. Uma pessoa saudável entende bem isso, o neurótico não, e perde a capacidade de reagir. Quem não quer se entregar a mediocridade da neurose aprende a lutar para ser livre. A neurose não atinge só a mente, mas todo o corpo, desequilibrando a energia vital.
Quando eliminamos a ação do autoritarismo, encontramos a originalidade de cada vida. Cada ser humano é único na sua diferença. É desfazendo os jogos de poder que a pessoa se liberta, na medida que resgata a sua originalidade. O indivíduo é uma totalidade, que deve ser estudado e compreendido em sua particularidade como um todo dinâmico, cada indivíduo é um universo em si próprio.
Mais informações: www.somaterapia.com.br
0 comentarios:
Postar um comentário