Educação Artística

A educação artística é tão importante quanto as outras áreas e disciplinas na prática de ensino. Ela possibilita o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, caracterizando um modo próprio de dar sentido à experiência humana.

O estudante desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na apreciação e conhecimento das formas produzidas por ele, pelos colegas e por diferentes artistas. Incentiva para que o estudante se relacione de maneira criativa com o mundo e com as outras áreas do conhecimento.

Conhecendo a produção artística de outras culturas, o estudante poderá compreender a relatividade dos valores impregnados nos modos de pensar e agir, entendendo o sentido que cada grupo cultural dá para sua existência. Isso favorece para a abertura à riqueza e à diversidade da imaginação humana. Além disso, torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão à sua volta, com uma observação crítica e aprofundada do que existe em sua cultura, podendo criar condições para uma melhor qualidade de vida.

A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade. A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais.

Além disso, a arte nos ensina que é possível transformar continuamente a existência, e que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender.
_______________
Referência:
Prefeitura Municipal de Santos. Subsídios para implementação do Plano de Curso de Educação Artística. Santos, 2003.

0 comentarios:

Postar um comentário




Sobre as citações

As citações expostas nesta página têm por único objetivo promover e difundir valores culturais e conhecimento, muitas pessoas não teriam acesso de outra maneira a este tesouro cultural pertencente a toda humanidade. De nenhuma maneira se pretende obter algum benefício financeiros por meio disto, e se algum autor ou compositor, representante legal ou contenedor de direitos considera que a exposição de algum material em particular afeta seus direitos de autor, peço que comunique a fim de proceder a remover qualquer link, obrigado.

Facebook